6 de junho de 2017

Recuperação da confiança do atleta com o uso de protetores bucais na prática de esportes – Sorriso Centro Odontológico



ABRINDO NOVOS CAMINHOS



Drª. Deise Cristina Balistiero



Dr. Jackson Sampaio Cordeiro



 



A prevenção do trauma aos tecidos bucais e peribucais tem sido objetivo constante na prática odontológica. Porém, a ocorrência de traumas dentais e faciais é consequência comum de esportes de contato. A partir do desenvolvimento dos protetores bucais, a redução da extensão e ocorrência destas injúrias vem sendo obtida com maior frequência. O primeiro relato de uso destes protetores na prática desportiva data de 1913, por um lutador de boxe inglês.



 



Levantamentos epidemiológicos estimam que aproximadamente 150.000 injúrias aos tecidos da boca são prevenidas, anualmente, através do uso dos protetores bucais. Dentre os esportes mais associados a traumas faciais estão o futebol americano, o beisebol e o basquete. Desde 1963, a Federação Nacional da Associação de Esportes dos EUA exige o uso de protetores bucais durante todos os jogos e práticas de outros esportes de contato direto, como boxe e lutas.



 



Quanto aos tipos de traumas mais comuns, as lacerações no lábio ou intrabucal detêm a maior frequência, sendo, em seguida, acompanhados por fraturas e/ ou lesões nos tecidos de sustentação dos dentes anteriores superiores. Com relação ao sexo, os homens são os mais acometidos, devido à predileção por esportes de contato. Ainda, em se tratando de traumatismos em esportes, os dados epidemiológicos podem ser descritos não somente pela idade ou sexo, mas também pelo nível de desenvolvimento do esportista – desde crianças aprendendo a prática do esporte, até profissionais. Assim, quanto maior o nível da competição, maior o percentual de traumatismos, ou seja, a categoria profissional adulta detém a maior incidência de traumas, quando comparada à de amadores, juniores e infantis.



 



Existem três tipos de protetores bucais: Aqueles feitos na própria boca do paciente, os de estoque e os confeccionados sobre modelos de gesso. Independentemente do tipo de protetor bucal selecionado, este deve prevenir lesões aos lábios, gengiva e dentes, não deve obstruir ou dificultar a respiração, afetar a fala ou ser desconfortável. Além disso, deve apresentar boa retenção e mínima interferência oclusal. Portanto, se você pratica algum esporte ou pretende, informe-se e previna-se.



 



Sorriso Centro Odontológico



Fone: 66 3552-1680



Rua das Castanheiras - Centro - Guarantã do Norte - MT


Recentes