O príncipe Harry e atriz americana Meghan Markle se casaram neste sábado às 8h do horário de Brasília (12h na Inglaterra), na Capela de São Jorge, localizada em Windsor, nos arredores de Londres. O dia está ensolarado em Windsor, onde milhares de pessoas se reuniram para ver os noivos.
A noiva chegou pontualmente às 12h, em um Rolls Royce Phantom, com um vestido branco. Ela entrou sozinha na igreja - seu pai não compareceu por motivos de saúde. O príncipe Charles, pai de Harry, a conduziu na reta final do altar. O pai da noiva, Thomas Markle, não participou do casamento da filha porque foi submetido a uma cirurgia cardíaca ao longo da semana. "Sempre me importei com meu pai e espero que lhe deem o espaço que ele precisa para se concentrar em sua saúde", afirmou Meghan em comunicado.
Os príncipes Harry e William chegaram juntos, por volta de 11h35 (07h35 do horário de Brasília). A Rainha da Inglaterra Elizabeth 2ª e seu marido, o Duque de Edimburgo, estavam presentes.
O casal real fez os votos, trocou alianças e foi declarado marido e mulher.
A cerimônia na capela de St. George foi celebrada pelo reverendo David Conner, deão de Windsor. Enquanto Justin Welby, arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, recebeu os votos matrimoniais diante dos 600 convidados. Horas antes de subir ao altar, o filho de Charles ganhou novos títulos de nobreza. A partir de agora, Harry também será chamado de Duque de Sussex, Conde de Dumbarton e Barão Kilkeel. Já Meghan será chamada apenas de "Sua Alteza Real Duquesa de Sussex". Além dos 600 convidados, 2.640 pessoas receberam convites para acompanhar o casamento nos jardins do palácio de Windsor.
Depois do casamento real, os recém-casados fizeram uma procissão de cerca de 25 minutos em uma carruagem, saindo da Capela de São Jorge pela cidade de Windsor. Agora, os cerca de 600 convidados estão sendo recebidos para um almoço no Salão de São Jorge.
Harry, o filho mais novo de Diana com o príncipe Charles, é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico - atrás de seu pai, de seu irmão mais velho William e dos três filhos dele com Kate Middleton.
Como foi o vestido de Meghan Markle
Meghan Markle optou por um vestido de cady de seda e de mangas compridas para seu casamento com o príncipe Harry neste sábado (19) em Windsor, na Inglaterra. A peça foi assinada por Clare Waight Keller, primeira mulher a dirigir a grife Givenchy e teve auxílio da noiva, que deixou à mostra um pouco dos ombros. O véu de 5 metros de comprimento foi confeccionado em tule de seda e teve flores bordadas à mão em fios de organza e seda - cada uma das flores representa 53 países do Commonwealth.. A atriz americana usou ainda uma tiara com mais de 100 diamantes e que pertenceu à avó da Rainha Elizabeth II, Maria de Teck, e bracelete e brincos da Cartier. Harry e Meghan estão juntos desde junho de 2016, porém o relacionamento só foi assumido em setembro do ano passado. O buquê de Meghan ficou a cargo de Philippa Craddock e reuniu algumas flores do jardim do Palácio de Kensington. E o sapato escolhido pela atriz foi baseado em modelo da Givenchy.
Já o noivo optou pelo traje militar e escolheu o irmão, o príncipe William, como seu padrinho. O príncipe George e a princesa Charlotte, sobrinhos do noivo, foram alguns dos pajens e daminhas de honra do casamento.
A maquiagem
Meghan Markle não elegeu nenhum maquiador de celebridades para assinar a sua beleza para o casamento com o príncipe Harry. A noiva, que tem todos os olhares voltados para si na manhã deste sábado (19.05), optou por fazer sua própria make. A atitute imita a da sua (agora) cunhada Kate Middleton (que, após ter aulas de auto-maquiagem com a maquiadora Arabella Preston, fez o mesmo em seu casamento com o príncipe William, em 2011) e recusou ajuda profissional na preparação para o dia especial.
Na verdade, ela não esteve totalmente sozinha durante a arrumação que anteceu ao grande momento da sua vida, já que pediu ajuda de dois amigos: "Eles não são profissionais - apenas amigos íntimos dela. Estão vindo para ficar no Castelo de Windsor antes do casamento, onde serão acomodados juntos com a equipe", havia dito um informante ao site Express na última segunda-feira (14.05).
Doria Ragland, mãe de Meghan, também acompanhou à filha durante a arrumação. As duas chegaram ao hotel Cliveden House na noite dessa sexta-feira (18.09).
Como foi a cerimônia do casamento real?
A cerimônia foi celebrada pela Ingreja Anglicana, um ramo do cristianismo protestante, da qual a rainha da Inglaterra é a chefe. Integrantes da família real devem ser membros ativos da igreja. Por isso, Meghan Markle foi batizada em março.
O reverendo Michael Curry, chefe da Igreja Episcopal, fez uma fala sobre o amor, iniciando com uma frase de Martin Luther King: "Nós precisamos descobrir a força redentora do amor e, quando fizermos isso, faremos desse velho mundo um mundo novo". "Há poder no amor", disse o reverendo.
Em seguida, a música "Stand by me" foi cantada por um coro formado por cantores negros.
A capela estava decorada com folhagens e flores brancas.
Os noivos assinaram o registro matrimonial ao som de peças tocadas pelo violoncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos. Kanneh-Mason venceu o prêmio de Jovem Músico da BBC de 2016 e estava acompanhado da orquestra Nacional de Wales da BBC.
Quem está presente no casamento?
O pai de Meghan, Thomas, não compareceu ao casamento por motivos de saúde. O irmão mais velho de Harry, William, é padrinho.
A apresentadora Oprah Winfrey foi uma das primeiras convidadas a chegar. Entre outros famosos presentes estão David e Victoria Beckham, George e Amal Clooney, a tenista Serena Williams e o cantor Elton John, que era amigo da princesa Diana, mãe de Harry.
O casal também convidou 1.200 membros do público para o castelo de Windsor - entre eles, trabalhadores em organizações de caridade.
Qual é a programação do casamento real?
08:00 (04:00 do horário de Brasília - BRT) - público convidado começa a se reunir em um gramado do lado de fora da capela onde será celebrado o casamento.
09:30 (05:30 BRT) - começam a chegar os convidados para assistir à cerimônia.
11:15 (07:15 BRT) - convidados devem estar a postos, sentados na capela.
12:00 (08:00 BRT) - começa a cerimônia.
13:00 (09:00 BRT) - os recém-casados fazem uma procissão de cerca de 25 minutos em uma carruagem, saindo da Capela de São Jorge pela cidade de Windsor.
Tarde - convidados serão recebidos no Salão de São Jorge.
Noite - príncipe Charles fará uma recepção privada em Frogmore House para o casal e 200 convidados mais próximos.
O que acontece depois do casamento?
Após o casamento, os noivos farão uma espécie de procissão pelas ruas da cidade a bordo de uma carruagem Ascot Landau. É o momento em que se apresentam para o público. O percurso deve durar cerca de 25 minutos.
A procissão terminará no Salão de São Jorge, um salão de banquetes do castelo de Windsor, onde cerca de 600 convidados serão recepcionados com um almoço.
À noite, Harry e Meghan devem receber cerca de 200 convidados - amigos mais próximos - para uma festa no palácio rural Frogmore House.
Estima-se que o casamento real custe 32 milhões de libras (cerca de R$ 160 milhões). A maior parte da despesa é com segurança.
Lua de mel é adiada por conta dos 70 anos de Charles
A ideia inicial era que Meghan e Harry iriam embarcar para a Namíbia, na África. Porém, a lua de mel vai ficar para depois porque o casal daqui a três dias participa das comemorações do 70º aniversário do príncipe Chrles. Essa deverá ser a primeira aparição pública do novo casal e está marcada para o Palácio de Buckingham. Há cerca de um mês circulou a informação que Harry havia perdido 4.5 quilos com a ajuda da nutricionista Gabriela Peacock. O noivo reduziu a ingestão de álcool e aumentou a quantidade de exercícios físicos.
Quem é Meghan Markle?
Meghan Markle, de 36 anos, é uma atriz americana, divorciada e feminista. Ela integrava o elenco da série Suits, da Netflix, e já indicou que vai deixar a carreira de atriz para se dedicar a atividades ao lado de Harry.
A atriz é afrodescendente - sua mãe, a assistente social e instrutora de ioga Doria Ragland, é negra. O ingresso de Meghan na família real britânica intensificou a discussão sobre relações raciais no Reino Unido.
Meghan e Harry, de 33 anos, se conheceram em Londres, em julho de 2016, por meio de amigos em comum.
Depois do casamento, Meghan não deve ganhar o título de princesa, por não ter "sangue real" - o mesmo aconteceu com Kate Middleton e mesmo com Diana, que era chamada popularmente de princesa mas não tinha o título oficialmente.
Por Agitah