1 de novembro de 2021

TESTE DA LINGUINHA – LABORATÓRIO EXAME

O Brasil é o primeiro país a transformar o teste da linguinha em lei, no ano de 2014. O teste serve para diagnosticar alterações de frênulo lingual em recém-nascidos e pode interferir diretamente na qualidade da amamentação do bebê e, depois, no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e higiene oral.

O frênulo é como se fosse uma “cordinha,” que prende a pontinha da língua e impede que ela fique “abraçada” no mamilo e aréola da mãe como precisa ser feito, prejudicando a movimentação e o posicionamento da língua. Se a pontinha da língua não fica em uma posição estável durante a sucção, o bebê fica estalando a língua (o que faz com que a sucção não seja tão efetiva) ou utiliza a gengiva, que fica roçando no mamilo, deixando-o sensível, ou ainda pode morder e acabar machucando. Ou seja, ele faz muito esforço para pouca recompensa, se cansa e pode até dormir no meio da mamada.

O resultado disso é: o bebê não retira todo o leite necessário, a produção de leite diminui, correndo o risco de empedrar e machucar, além de não ganhar peso suficiente.

O teste da linguinha é feito pelo fonoaudiólogo a partir da observação da movimentação da língua e da forma como o freio está fixado. Essa observação é muitas vezes realizada quando o bebê está chorando ou durante a amamentação, uma vez que algumas alterações na língua podem dificultar a pega do bebê no peito da mãe.
.
.
? Contato (66)9.9687-3700 | (66) 3552-3300 | (66) 3552-1400
?Av. Dante Martins de Oliveira, 520 | Cidade Nova
?Av. Jatobá, 999 | Centro
.
.
.
.
.
#guarantadonorte#laborexame#labexamegta#exames

Recentes