6 de junho de 2017

SORRISO CENTRO ODONTOLÓGICO – CONSERVE SEUS DENTES.



 



Drª. Deise Cristina Balistiero



Dr. Jackson Sampaio Cordeiro



 



ABRINDO NOVOS CAMINHOS



Como preservar e tratar a arcada dentária dos desgastes causados por diversos agentes.



            Um problema que aflige muitas pessoas é o desgaste dos dentes, que pode ser causado por vários fatores.



            Bruxismo, briquismo ou ranger dos dentes, por exemplo, são expressões que identificam um hábito que leva ao desgaste excessivo da arcada dentária. Pode Ter origem nas tensões, no estresse ou até mesmo ser gerado por má disposição dos dentes. Qualquer que seja a causa, porém, esse é um hábito que pode acarretar graves conseqüências, que vão desde o comprometimento da estética a maiores disfunções.



            Alguém já disse que “os dentes não foram feitos para ser apertados. Lábios encostados, dentes separados”.



            Durante a mastigação, quando o bolo alimentar encontra-se completamente triturado, e os dentes superiores e inferiores quase se encostam, ocorre a deglutição. Porém, a má disposição dos dentes ou sua postura desalinhada, as perdas dentais as próteses gastas e mau articuladas, são problemas que podem levar o paciente a criar uma mordida inconsciente, pensando em favorecê-los. Essa nova mordida pode fazer com que os músculos faciais tenham espasmos. E, quando eles entram em desequilíbrio, criam um desalinho das articulações têmporo-mandibulares (ATM). Esse fenômeno pode resultar em dores de cabeça, nuca, coluna e zumbidos nos ouvidos.



            Às vezes, as pessoas consultam vários especialistas, antes de descobrirem que a origem dos problemas reside na disfunção das articulações têmporo-mandibulares.



            Em relação à estética, dentes desgastados podem resultar na erosão da dentina e no aparecimento de manchas marrons, projeção dos dentes anteriores, modificando assim a linha do sorriso. Os dentes sofrem desgaste natural com a idade, mas o bruxismo acelera esse desgaste.



            Às vezes, os dentes encontram-se de tal maneira gastos, que quando a pessoa sorri, nem mesmo aparece qualquer estrutura dental. Além desses fatores, existe outra causa que colabora com um sorriso de aparência envelhecida: a perda da dimensão vertical, ou seja, diminuição da altura entre os maxilares, que provocam lábios flácidos e rugas acentuadas.



            A solução do problema requer, em primeiro lugar, a descoberta da sua origem, que pode ser apenas psicológica, fisiológica, ou as duas coisas juntas. O tratamento é feito através de reabilitação oral, com placas miorrelaxantes (aparelhos removíveis para serem usados geralmente à noite), a fim de conseguir o reequilíbrio muscular. Feito isso, pode- se melhorar acentuadamente a estética, com as modernas técnicas da odontologia cosmética e outros recursos como prótese, ortodontia e implantes. Em alguns casos, apenas o uso da placa miorrelaxante é suficiente para resolver o problema.



 


Recentes