?? Retenção prolongada é o termo que utilizamos quando o dente decíduo (de leite) permanece na cavidade oral mesmo após seu período normal de esfoliação (queda do dente).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Essa situação clínica ocorre porque não há uma reabsorção completa da raiz do dente decíduo e o mesmo fica retido na cavidade bucal, sendo assim, o dente permanente desvia o trajeto e irrompe em uma posição ectópica (atrás do dente de leite).
Assim que for diagnosticada a retenção prolongada, o ideal é que se realize a extração do dentinho de leite.
? A maior preocupação dos pais é se o dente que está nascendo por trás vai ficar “torto”.
Normalmente, se existe espaço suficiente para o dente ocupar sua posição, a própria força da língua irá empurrá-lo para seu lugar.
Alguns fatores que podem desenvolver essa retenção:
✅ Nascimento do dente permanente em uma localização distinta (pois geralmente o dente permanente deve acompanhar a posição do dente de leite;
✅ Falta de espaço na boca da criança (pois pode impedir a saída do dente permanente e consequentemente prenderá o de leite;
?O local mais comum de ocorrer esse fato é no incisivo inferior. Como o dente permanente se forma atrás do dente de leite, muitas vezes há um desvio da posição e o dente permanente acaba erupcionando por trás.
Com isso a raiz do dente de leite é reabsorvida somente na parte de trás, ficando a raiz intacta na parte da frente.
Esse dente não vai cair sozinho, portanto é importante que ao primeiro sinal do incisivo permanente atrás de um dente de leite, leve seu filho a uma Odontopediatra para remoção do dente de leite.
.
Tia Jojo está pronta para te ajudar!!!
Dra. Joislee Siquieri CRO6444/MT
Agende já a sua consulta!
?(66) 99918-5940
