Os exames hormonais são extremamente importantes para saber se seu corpo está funcionando de maneira adequada, diagnosticar precocemente doenças e até câncer.
Procedimentos simples, como exames de sangue, podem detectar uma série de alterações hormonais. A dosagem de hormônios da glândula tireoide (T3 e T4) pode diagnosticar casos de hipertireoidismo e hipotireodismo. Nesses casos, os principais sintomas são cansaço excessivo, sonolência, dificuldade para perda ou ganho de peso, alterações de humor e raciocínio lento.
A disfunção na tireoide também influencia nas características fisiológicas. Pessoas com hipotireoidismo tendem a ter mais dificuldade de perder peso, apresentando ganhos não intencionais. No hipertireoidismo, a perda de peso é aparente.
Exames endócrinos relacionados à tireoide também ajudam no diagnóstico precoce de câncer. Alguns nódulos podem se formar na glândula e, nem sempre, apresentam sintomas perceptíveis. Por isso, é importante investigar como anda o funcionamento hormonal, especialmente, em pessoas que já fazem tratamento para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
De acordo com pesquisas realizadas no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, o desequilíbrio hormonal pode causar doenças psicológicas, como é a depressão. Isso ocorre porque alguns hormônios, quando desregulados, podem dificultar a comunicação cerebral, além de interferir na ação da serotonina, o neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar e felicidade.
A alteração de hormônios também pode causar mudanças na aparência. O aumento na quantidade de espinhas, acnes e cravos pode estar relacionado a um desequilíbrio hormonal. As mulheres, na época da TPM, conseguem observar esses sintomas: em geral, a pele e os cabelos ficam mais oleosos, bem como a retenção de líquido, causando inchaço no corpo.
Agende seu exame?
? Contato (66) 3552-3300 | (66) 3552-1400
?Av. Dante Martins de Oliveira, 520 | Cidade Nova
?Av. Jatobá, 999 | Centro
