Minha diabetes está sempre alta!
Existem 2 tipos de diabetes:
Diabetes mellitus tipo 1: são mais raros, mais comuns em jovens. Sempre é insulino-dependente.
Diabetes mellitus tipo 2: representam 90-95% dos casos de diabetes mellitus, e 80% delas estão relacionadas à obesidade e geralmente se iniciam após certa idade. Só os estágios mais avançados precisarão de uso de insulina.
A nossa glicemia (isto é, a quantidade de açúcar no sangue) varia rapidamente durante todo o dia. Se estamos de jejum, ela é mais baixa. Quando nos alimentamos, ela aumenta, atingindo seu pico em torno de 2 horas.
Quem usa insulina precisa medir a glicemia capilar (aquela que fura o dedo para retirar uma gota de sangue) diariamente, pois as variações de glicemia são muito grandes e rápidas.
Porém os diabéticos que não usam insulina não devem medir a glicemia capilar com tanta frequência, pois o fato dela estar alta naquele exato momento não significa que a diabetes está descontrolada (depois de alguns minutos ela pode voltar a normalizar). Nesses pacientes, a glicemia capilar só deve ser feita se estiver com sintomas de hipoglicemia! (suor frio, sensação de desmaio, tremores, fraqueza).
O melhor exame para definir se a diabetes está controlada ou descontrolada não é a glicemia capilar, é a Hemoglobina Glicada. Esse exame é coletado pelo técnico de enfermagem e realizado em laboratório.
Dr. Renato Cortez, Médico de Família, especialista pode te ajudar.
Agende sua consulta;
(66) 8404-3438 (66) 9 9676-1222
Avenida jatobá 1239 – centro
