Tudo sobre cirurgia de correção de “Orelha de abano”.
Cirurgia para corrigir “orelhas de abano”, também conhecida como otoplastia. Ela está indicada para pessoas com orelhas proeminentes, para orelhas com o pavilhão auditivo externo malformado e até para sequelas de traumas.
A cirurgia pode ser realizada desde os 5 a 6 anos de idade, na fase pré-escolar, ou quando a pessoa tiver queixa quanto à sua orelha.
A orelha proeminente pode criar um estigma na vida da pessoa, podendo trazer um certo trauma psicológico devido a possíveis bullyings e ao aparecimento de apelidos desagradáveis. Assim que a criança reclamar, ou os pais/cuidadores perceberem que a criança está sofrendo devido à aparência de suas orelhas, eles devem procurar um profissional habilitado a realizar a otoplastia para prevenir um possível sofrimento mental. Caso a criança se torne um adulto, ela pode realizar a cirurgia assim que tiver vontade. Sobre a cirurgia em si, o procedimento é feito com anestesia geral em crianças no centro cirúrgico e com anestesia local em adolescentes e adultos no consultório. O corte é realizado atrás da orelha, logo a cicatriz ficará escondida e tem duração de aproximadamente 1 hora e meia a 2 horas.
Após o ato cirúrgico a pessoa vai para casa com receita de analgésicos e antibiótico, e já sai da cirurgia com uma faixa crepe envolvendo ambas as orelhas. Não é uma cirurgia que tem um pós-operatório dolorido, na verdade meus pacientes sempre acharam tolerável.
No pós-operatório é usado uma faixa do tipo tenista por 1 mês por tempo integral, e após mais 1 mês somente para dormir. Eu sempre oriento dormir de barriga para cima e não realizar exercícios aeróbicos por 1 mês e exercícios que envolvam bola por 3 meses.
.
.
Profissional especializado Drª Carlos Necchi.
Agende sua consulta.
CIG – Clinica
? (66) 99711 4004
? Av. Dante Martins de Oliveira, 879 – Jardim Cidade Nova, Guarantã do Norte – MT, 78520-000
