Meu filho ronca devo me preocupar?
Sim, o ronco por si só não é um problema, porém o ronco é o principal sintoma da apneia obstrutiva do sono que é um grave distúrbio.
O ronco infantil é causado por obstrução das vias aéreas, principalmente por aumento das amigdalas e adenoide (famosa carne esponjosa), que bloqueiam a passagem do ar.
Como identifico que meu filho tem apneia do sono?
Além da polissonografia, tem alguns sinais e sintomas que são clássicos, o ronco é o mais comum, dificuldade de respirar pelo nariz, sonolência durante o dia, dores de cabeça principalmente ao acordar, dormir de boca aberta, ruídos de sufocamento, respiração barulhenta ou fazer pausas mais longas na respiração durante o sono, acordar frequente durante o sono, urinar na cama, hiperatividade, déficit de atenção, alterações de personalidade como mau humor e irritabilidade. A longo prazo a face fica mais alongada, a mordida pode ficar aberta e/ou cruzada – necessitando de aparelhos ortodônticos para correção – lábios evertidos, olheiras e pregas embaixo dos olhos.
Como eu trato a apneia do sono infantil?
Como mais de 90% dos casos são devido ao aumento das amigdalas e adenoide o tratamento é ressecção cirúrgica delas após tentativa de tratamento com corticoide tópico nasal por 1 mês aproximadamente.
Se a criança for obesa, perder peso é um tratamento coadjuvante ao cirúrgico.
Doutor não quero tratar a apneia do meu filho, quais as consequências disso?
Não tratar a apneia do sono infantil pode acarretar, déficit de crescimento, diminuição cognitiva da criança, déficit de memória, prejuízo social e a longo prazo elevar a pressão arterial e aumentar o risco de doença cardíaca.
Profissional especializado Drª Carlos Necchi.
Agende sua consulta.
CIG – Clinica
? (66) 99711 4004
? Av. Dante Martins de Oliveira, 879 – Jardim Cidade Nova, Guarantã do Norte – MT, 78520-000
