O estudo citológico colpocervical, ou exame de papanicolau, agora pode ser feito com o acondicionamento do material colhido em meio líquido, em lugar dos tradicionais esfregaços em laminas de vidro.
Esse procedimento permite a homogeneização do preparo técnico das laminas e possibilita quando necessário a inclusão de outros testes diagnósticos. A coleta não difere da tradicional, mas e necessário que a amostra seja acondicionada em meio fixador especifico.
No laboratório o liquido é tratado para remover outros elementos, tais como muco, hemácias, antes de uma camada única de células serem depositadas sobre uma lamina por um equipamento denominado ThinPrep Processor.
O objetivo deste exame é aumentar a sensibilidade do exame papanicolau. A tecnologia possibilita resultados mais precisos e se comparados com a citologia de lamina convencional temos 47% VS 80% de precisão de diagnostico.
VANTAGENS DA CITOLOGIA EM MEIO LÍQUIDO
Melhor padronização do preparo técnico sem necessidade de artefatos de dessecamento e de variações na espessura do esfregaço.
Possibilidade de realizar exames complementares, tais como, captura hibrida e hibridação in situ para a pesquisa de papiloma vírus humano (HPV)
Manutenção da estabilidade da amostra por até 60 dias após a coleta, tanto para o estudo citológico, como para o diagnostico molecular de injeções pelo HPV.
Inovare Ginecologia e Estética Avançada
Rua Cambara, nº 946, Centro, Guarantã do Norte, Próximo ao D’Italia
Fone (66) 3552-1625/ 9 9633-8774
Atendimento de Segunda a Sábado com Clínico Geral, Cirurgião, Ginecologista e Obstetra e Atendimentos Estéticos.
Toda Quarta atendimento de Pediatra e Dermatologista
Toda Quinta e Sexta atendimento com Ortopedista
De Segunda a Sexta Atendimento com Fisioterapeuta