6 de junho de 2017

Abaixo as cáries



Drª. Deise Cristina Balistiero



Dr. Jackson Sampaio Cordeiro



 



            Conheça o arsenal disponível para uma boa limpeza dos dentes e livre-se das cáries.



 



            O mercado dispõe de uma variedade muito grande de produtos para higiene bucal. Ao dentista cabe educar e treinar seus pacientes no que diz respeito ao controle e eliminação da placa bacteriana, que é aquela substância aderente e esbranquiçada que se acumula na superfície dos dentes quando não são bem escovados. Juntamente com os açúcares, é a responsável pelo acúmulo de bactérias que provocam a cárie.



            Além disso, é também responsabilidade do dentista a seleção dos materiais de limpeza oral, considerando as necessidades da cada pessoa. Sabe- se, hoje, que 75% a 85% dos cuidados na manutenção da saúde bucal podem ser realizados pelo próprio indivíduo.



 



            Escova



            O uso de escova dental é frequentemente confundido com a limpeza dos dentes. Seja ela manual ou elétrica, o mais importante é a maneira com que a pessoa controla a placa bacteriana. Se você tem dificuldades para usar uma escova de cabeça quadrada no último dente superior, então use uma escova infantil para essa região.



            Da mesma forma, caso não se acostume com uma escova com um determinado tipo de cerdas, experimente outra, até encontrar a escova certa. Um detalhe muito importante é o tempo de uso da escova. Quando as cerdas começarem a abrir, é uma indicação que a escova está velha e chegou a hora de ser descartada. Escova velha não limpa.



            Para as áreas mais difíceis de serem alcançadas pela escova tradicional (dentes posteriores), use escova unitufo, facilmente encontrada em farmácias. São úteis também para quem usa aparelho ortodôntico e pontes fixas.



 



            Fio dental



            A região mais vulnerável ao aparecimento de cáries é a região entre os dentes. Isso ocorre principalmente em adolescentes na faixa dos 13 aos 16 anos. Essa área não é alcançada pela escova tradicional, tornando-se necessário o uso de fio dental, que pode ser utilizado independentemente da marca. O importante é que seja usado sempre.



            A gengiva que circunda o dente possui uma espécie de cutícula que pode ser penetrada com o fio dental, cerca de dois a três milímetros. Aí o fio dental pode remover uma coleção de bactérias que costumam ser muito agressivas, provocando inflamação gengival, cáries e mau hálito. Onde há sangramento, há inflamação; e, se não for removido o fator que a provoca, a gengiva não poderá cicatrizar.



           



            Pasta de dentes



            Quase todos os dentifrícios possuem flúor, agente que reduz a cárie. Porém, é importante a maneira como o creme dental é usado. Por exemplo, no enxágue da boca, após a escovação, pessoas que fazem isso usando copo com água, tiram todo o resíduo de pasta da boca. Nesse caso, removem o flúor da saliva, ao contrário das que enxáguam a boca com a mão.



            O certo é que as escovas, fios dentais e dentifrícios constituem-se o meio mais econômico de cuidar dos dentes, em relação a um tratamento posterior. Lembre-se de que a prevenção vai economizar tempo, dinheiro e preservar os dentes.



 



Na Sorriso Centro Odontológico você conta com profissionais experientes e super competentes para te auxiliar a cuidar e prevenir doenças bucais!



 



Não perca tempo, agende já sua consulta!



Sorriso Centro Odontológico



Fone: 66 3552-1680



Rua das Castanheiras - Centro - Guarantã do Norte - MT


Recentes